Blog

Mais do que fazer, nos importa como!

Leia em 2 min. Garbelini & Oliveira Advocacia . A escolha da palavra “Advocacia” após os nossos sobrenomes carrega um significado. Não é apenas identificadora do serviço oferecido, mas também do como o pensamos. Não é “Advocacia e Consultoria Jurídica”. Não é “Sociedade de Advogados”. Não é “Advogados Associados”. É “Advocacia”. Uma palavra que abarca todos os olhares possíveis para as demandas dos nossos clientes, desde a elaboração de um contrato entre particulares, até… Continue a ler »Mais do que fazer, nos importa como!

“Vivo, logo contrato”: a instrumentalização do contrato como prova em caso de inadimplemento contratual.

Leia em 5 min. Oi! Você mesmo: pense nas situações hipotéticas abaixo. Maria acaba de “comprar” um salão de beleza de Rosa, atual dona. Pedro, recém-formado, encomendou móveis rústicos de uma marcenaria, para o consultório de psicologia que será inaugurado no próximo mês. Ana e Luís combinaram com Alice, empresária do ramo de construção civil, que a construção da moradia do casal será por empreitada. As situações narradas, embora distintas umas das outras, guardam… Continue a ler »“Vivo, logo contrato”: a instrumentalização do contrato como prova em caso de inadimplemento contratual.

Nossos serviços jurídicos: SUCESSÕES.

Leia em 2 min. A morte é um fato certo para todos, ao mesmo tempo é um tabu social. Quase ninguém quer falar sobre a própria morte, ou a dos entes queridos. Acontece que é um fato, além de certo, gerador de efeitos jurídicos. Quando um ente querido morre, vamos lidar com duas coisas complexas: o luto – e os sentimentos inerentes a ele –, e com o Direito. Existe uma obrigação legalmente imposta:… Continue a ler »Nossos serviços jurídicos: SUCESSÕES.

Nossos serviços jurídicos: EMPRESARIAL.

Leia em 2 min. Empresas familiares compõem de forma significativa a economia brasileira. Quando as instituições família e empresa se entrelaçam, o trabalho é oferecer informações jurídicas que possam melhorar a gestão empresarial e trazer segurança à família. Como isso acontece através do nosso serviço jurídico? As relações travadas pelas empresas familiares podem ser de cunho civil, consumerista, empresarial, trabalhista, tributário. São muitas normas jurídicas a serem aplicadas no dia a dia empresarial. Trabalhamos… Continue a ler »Nossos serviços jurídicos: EMPRESARIAL.

Nossos serviços jurídicos: FAMÍLIAS.

Leia em 2 min. A base da organização social são as famílias, e vêm surgindo novas formas de famílias e de percepções do indivíduo que refletem sobre a organização familiar. O Direito deve se atentar a tais evoluções sociais, sob pena de não cumprir o seu papel regulamentador fundamental. Da mesma forma, o advogado precisa ter a sensibilidade de olhar para as evoluções sociais e, por conseguinte, do Direito, como parte essencial do seu… Continue a ler »Nossos serviços jurídicos: FAMÍLIAS.

Nossos serviços jurídicos: CIVIL.

Leia em < 1 min. O Direito Civil é um ramo do Direito que trata das relações entre particulares, pessoas comuns, como você. Quantas relações geradoras de obrigações construímos no dia a dia? Infinitas! A atuação do Escritório Garbelini & Oliveira Advocacia, no Direito Civil, é com ênfase em responsabilidade civil, através de instrução sobre medidas preventivas de conflitos, facilitação da solução extrajudicial e postulação em ações judiciais civis. A redação de contratos é, também,… Continue a ler »Nossos serviços jurídicos: CIVIL.

Contratos: importância da instrumentalização e da atuação do advogado.

Leia em 4 min. Quando você combina algo com alguém, isso já é um contrato. Trocar os sabores das balas – de maçã verde pela de morango? Realizar operação milionária ou bilionária para a construção de um complexo condominial? Nas duas situações temos contratos, claramente com diferentes classificações. No Direito, trabalhamos muito com categorias e classificações, mas isso não importa tanto neste texto. O mais relevante é que você compreenda agora a essência do contrato:… Continue a ler »Contratos: importância da instrumentalização e da atuação do advogado.